Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Produção de etanol de milho eleva preços do grão no mundo, diz FAO

A política americana de produção de etanol a partir do milho está elevando os preços do grão em todo o mundo, disse hoje José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

"A FAO tem levantado sua voz contra o uso de alimentos para produzir bioenergia", afirmou Graziano em uma reunião de cerca de 70 ministros da Agricultura em Berlim. Este é, “especialmente", o caso do milho nos EUA e oleaginosas na Europa, disse ele.

A cotação do mercado futuro de milho fechou ontem a US$ 6,115 por bushel (o equivalente a 25,401 kg) no Chicago Board of Trade, quase o triplo dos US$ 2,1175 por bushel negociados uma década atrás. Parte da produção de milho dos EUA é usada para fazer etanol, enquanto uma oleaginosa, a colza, é usada na Europa para fazer biodiesel.

A produção de etanol de cana-de-açúcar no Brasil é responsável por 3% do uso da terra e, por enquanto, não afeta o preço do açúcar nos mercados internacionais, de acordo com o diretor-geral da FAO, que é brasileiro.

"Terminamos um estudo entre os países latino-americanos e encontramos apenas quatro países na região que poderiam expandir a produção de biocombustíveis sem afetar a segurança alimentar", disse Graziano. "Estes são Argentina, Brasil, Paraguai e Colômbia. Todos eles têm uma enorme quantidade de área sob pastagens extensivas, que podem ser convertidas em terras muito boas para o uso de biocombustível. "

"A segurança alimentar está em primeiro lugar, esta é a regra", disse o chefe da FAO. "A posição que temos agora na FAO é que os cereais não devem ser usados para a produção de biocombustíveis."

(Bloomberg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário