Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

População de Ananindeua aproveita os preços da Feira do Peixe Popular

Muita gente acordou cedo neste sábado, 21, para aproveitar os preços e produtos ofertados na Feira do Peixe Popular, realizada pela primeira vez no município de Ananindeua, na feira da Cidade Nova 6. Até as 14h, o consumidor poderá encontrar até 10 tipos diferentes de pescado a preços bem acessíveis, além de camarão e caranguejo, com descontos que variam entre 50% e 60%. A Feira é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), que pretende estimular a alimentação saudável com o consumo de pescado.

Rodolfo Oliveira/Ag. ParáO secretário de Pesca e Aqüicultura, Ricardo Sawaki, acompanhou desde cedo as vendas e ressaltou que a Feira do Peixe Popular é uma boa oportunidade para a população adquirir alimento de qualidade a preços bem baixos. “Estamos ofertando seis toneladas de pescado, de dez espécies diferentes. A exemplo das outras, a demanda é bem grande e a população aproveita para comprar pescado para a semana toda”, afirmou.

Os peixes ofertados a preços mais em conta são a Gurijuba (2 reais), o Xaréu (3 reais), Pargo, Curuca e Ariocó (4 reais). Mas o consumidor tem a sua disposição, ainda, o camarão rosa sem cabeça (25 reais o quilo) e o camarão rosa especial (30 reais o quilo). O Bacalhau pode ser encontrado desfiado ou salgado a 23 reais, o quilo, e na forma de filé dessalgado, pelo mesmo preço.

Para quem prefere adquirir o pescado talhado na forma de filé, as opções são a Dourada (11 reais o quilo), Pescada Branca (11 reais) e Pescada amarela Manta (26 reais). O filé de pescada amarela é vendido na embalagem tradicional de cinco quilos por 90 reais. O camarão descascado para molho, conhecido por camarão 7 Barbas, é comercializado a 18 reais o quilo, já o camarão rosa descascado grande pode ser adquirido a 40 reais o quilo.

E os consumidores souberam aproveitar. A dona de casa Reni Loureiro, 58, precisou de ajuda para levar as comprar para casa. Além de filé de Gó, Dourada e Filhote, que estavam na sacola, ela ainda carregava um Xaréu inteiro, de quase cinco quilos. “A gente tem que aproveitar o peixe barato, não é? Não dá pra perder essa oportunidade”, disse a senhora, que já pensava em como preparar o Xaréu para o almoço: “Acho que vou fazer esse peixão cozido”.

Quem também voltou para casa cheia de sacolas foi a aposentada Lúcia Barreto, 53. Foram mais de 30 quilos de peixe, entre Dourada, Pargo, Gurijuba, comprados na feira popular. A cunhada de dona Lúcia também aproveitou para comprar caranguejo. “Eu sou acostumada a comer peixe e lá em casa todo mundo aprecia muito esse prato. Por isso a gente aproveitou para comprar bastante e garantir peixe para as próximas semanas. Foi bem mais em conta do que comprar no supermercado ou feira normal”, ressaltou.

Esta é a primeira Feira do Peixe Popular que o Estado realiza este ano. Outras duas já estão programadas, uma em Belém e outra no município de Salinas, no nordeste do Estado. Em 2011, foram realizadas oito edições, sete na capital e uma em Marabá. Segundo Ricardo, este ano todas as regiões paraenses devem receber a feira. "A intenção é firmar parcerias com os municípios e comunidades locais para garantir que a cada mês uma cidade diferente receba a feira", explicou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário