Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NY quer reduzir pela metade a produção de resíduos

A cidade de Nova York estabeleceu a meta de reduzir pela metade a quantidade de resíduos que são destinados aos aterros. O prazo para que a meta seja alcançada é de cinco anos, conforme anunciado pelo prefeito Michael Bloomberg.

O plano divulgado na última semana reflete o compromisso das autoridades municipais em incentivar a reutilização e consumo consciente, como táticas para reduzir a quantidade de materiais descartados normalmente. A medida deverá retomar o programa de reciclagem residencial, que fora negligenciado e tem apenas 15% de sua meta alcançada até o momento. O alvo é de que até 2017, 30% do lixo, ou seja, 550 mil toneladas, deixem de ser enviadas aos aterros.

“Se nós vamos ser a cidade mais inovadora do mundo, nós também temos que ser a mais verde – porque é assim que você atrai os indivíduos mais talentosos e as empresas mais avançadas”, declarou o prefeito nova-iorquino.

O projeto de Bloomberg inclui a abertura de duas centrais, uma para trabalhar resíduos orgânicos que sejam destinados à compostagem, e outra para reciclar os resíduos das casas e empresas. A cidade também irá trabalhar com as embalagens de plásticos rígido, como copos de iogurte e frascos de medicamentos, em uma usina que será instalada no Brooklyn em 2013.

A cidade de Nova York, que atualmente conta com 600 posto de coleta de itens recicláveis, deve ter mil deles, até 2014. Mesmo com estas metas, os norte-americanos ainda consideram o esforço da metrópole pequeno, em vista do que outras cidades do país têm feito. Mesmo assim, os ambientalistas se apresentaram otimistas com as propostas e envolvimento do prefeito Bloomberg.

Além de reduzir os impactos ambientais, o programa irá trazer benefícios financeiros à cidade. Nova York deverá economizar 55 milhões de dólares, dos 300 milhões que gasta constantemente com os trabalhos de gestão de resíduos em aterros sanitários. O vice-prefeito Caswell Holloway também lembra que os esforços devem resultar na redução de 7% das emissões ligadas ao transporte e manejo de lixo. 

Com informações do The New York Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário