Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Iterpe desapropriou 40,9% da área das barragens

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) concluiu na manhã desta quarta-feira (4), a desapropriação de mais 12 imóveis rurais na área que será inundada pelas águas das barragens de Panelas ll, em Cupira; e Gatos, no município de Lagoa dos Gatos.

O agricultor Renan José de Moura, 39 anos, e sua esposa, Cícera Gomes de Lima, 41, chegaram cedo ao escritório montado pelo governo para negociações e desapropriações, no distrito de Chã de Panelas, em Cupira. Casados há 19 anos, onze dos quais na propriedade a ser inundada, eles demonstravam ansiedade antes da negociação. Ao saírem, após reunião com o Presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, demonstraram mais tranqüilidade.

“Estávamos nervosos, na incerteza do que seria feito de nossa terra, da nossa produção. Mas a avaliação que foi feita colocou tudo que temos lá, e acho que o preço terminou sendo justo,” afirmou, aliviado, o agricultor Renan José. Mais animada com o futuro, “Dona” Cícera afirmou que o casal já está pensando em comprar outro imóvel com o dinheiro da indenização. “Já conversamos sobre isso e já temos algumas propriedades em vista. Quero continuar produzindo na terra,” finalizou a agricultora.

De um total de 161 imóveis que serão atingidos pelas barragens, segundo cálculos atualizados da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, o Iterpe já desapropriou 66, o que corresponde a 40,9% do total a ser desapropriado. “Conseguimos, em pouco mais de três meses, avançar bastante. Graças à capacidade de diálogo com os agricultores atingidos e a justeza dos laudos de avaliação que estão norteando o pagamento das indenizações,” avaliou o Presidente do Iterpe, Getúlio Gondim.

Fonte: Blog da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário