Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Iphan tomba área com 2 mil imóveis no Centro Histórico de Manaus

O Instituto de Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), decidiu nesta quinta-feira (26) tombar o centro histórico de Manaus. O opção foi votada por 22 especialistas de uma comissão multidisciplinar do próprio instituto, que após analisarem um dossiê, decidiram de forma unânime optar pelo tombamento de uma área que abriga cerca de 2 mil imóveis no centro da cidade.

Centro Cultural Largo São Sebastião Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)De acordo com a superintendente em exercício do Iphan Eloísa Araújo, o tombamento representa a preservação de um período épico da história de Manaus, o ciclo da borracha. "Graças ao tombamento mais recursos serão investidos na preservação e recuperação desses imóveis que representam uma época histórica, fazendo com que isso fique acessível também a nossos netos e tataranetos", disse ao G1.

A superintendente Eloísa alerta para as obrigações dos proprietários dos imóveis que agora são patrimônio histórico protegidos por lei. "A partir de agora qualquer intervenção que venha a ser feita pelos proprietários terá que ser respaldada por requerimento junto ao Iphan. É preciso adequar a área de entorno ao prédio para que nem a visibilidade nem a estrutura do imóvel sejam comprometidas", afirmou.

As normas e portarias que regem as intervenções em patrimônios históricos podem ser conferidas no site do Iphan.

Via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário