Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Indiano cria pulverizador movido a energia solar

Atrás de novos conceitos o indiano David Raja Beleau criou um dispositivo para ajudar os agricultores da Índia rural. Trata-se da adaptação de uma máquina essencialmente usada na agricultura, normalmente movida a gasolina, para pulverizar e regar as plantações. A criação de Beleau possui uma bateria e é movida a energia solar, o que está fazendo melhorias duradouras na agricultura das vilas indianas.

Uma grande atualização foi necessária, porque o projeto inicial tinha muitos problemas. A maioria dos agricultores utiliza este dispositivo para regar suas colheitas: um saco, para ser pendurado nos ombros, que é ligado a uma pequena mangueira e um bocal de pulverização. Dentre os problemas estava o fato de que o saco precisava ser constantemente reabastecido com água, biofertilizante e combustível, tornando o processo difícil para os agricultores carregarem sobre seus ombros.

No início foi difícil para os agricultores puxarem a alavanca para baixo para criar o spray, por causa do artesanato inadequado. O bico também parecia bloquear constantemente. Até que Beleau, diretor adjunto do Kadayam Horticultura, fez os "ajustes" necessários ao dispositivo.

O novo design criado pelo indiano tem uma bateria anexada a um painel solar, que toma o lugar do motor de combustível, como acontece nos modelos tradicionais; substituindo a necessidade de gasolina - um sonho tornado realidade para os agricultores, já que o preço do petróleo aumenta progressivamente e o combustível gera problemas ambientais e de saúde.

A bateria de 12 volts possui autonomia de oito horas, desde que seja totalmente carregada. Ela pode ser carregada durante a noite, o que tornaria mais fácil para os agricultores devido à eletricidade esporádica e de curta duração que recebem. Durante o trabalho nos campos, se a bateria começar a se esgotar, os painéis solares no capacete proporcionam uma fonte de energia secundária.

O saco do pulverizador pode armazenar até 16 litros, mas é projetado para facilitar o transporte. A leveza do modelo torna o trabalho muito mais fácil, pois ele é leve o suficiente para ser carregado por homens ou mulheres.

O pulverizador modificado certamente mudou a maneira de cultivar das aldeias. Com apenas uma ligeira alteração, Beleau criou um capítulo otimista em termos de tecnologia agrícola a preços acessíveis. 

Com informações GreenDiary.

Nenhum comentário:

Postar um comentário