Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Incra e CFAC promovem oficina sobre assistência técnica em assentamentos

Foi realizada nessa quarta-feira (18), no auditório Manoel Silva Monteiro, na Superintendência Regional do Incra, em Aracaju, a I Oficina de Construção Participativa de Metas do Contrato 39.000/2010. O evento, promovido pela autarquia federal e o Centro de Formação em Agropecuária Dom José Brandão de Castro (CFAC) reuniu dezenas de profissionais, entre técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, pedagogos, assistentes sociais e gestores de cooperativas, que atuam na prestação dos serviços de assistência técnica em 55 assentamentos implantados pelo Incra em Sergipe.

"A reunião desses profissionais para debater questões relacionadas à melhoria dos serviços de assistência técnica prestados nos assentamentos é algo extremamente importante. É o planejamento e a execução desses trabalhos pelas equipes de assistência técnica que irão contribuir para o desenvolvimento de ações produtivas e a melhoria das condições de vida dos nossos assentados", analisou Leonardo Góes, superintendente substituto do Incra/SE.

Durante a oficina foram instituídas, de forma participativa, as metas que serão perseguidas pelas equipes de trabalho durante o segundo ano de exercício do contrato, iniciado em abril de 2011. "Esse evento promoveu uma discussão bastante produtiva, que irá contribuir para a fixação de metas e a celebração de diversas parcerias", explicou Evelyne Carvalho, membro da equipe de coordenação do Programa de Assessoria Técnica do Incra/SE.

Além dos profissionais que atuam diretamente na prestação dos serviços de assistência técnica, também participaram do evento representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), do Conselho de Desenvolvimento Rural de Sergipe (CDERS), do Projeto Frutos da Floresta, das prefeituras de Poço Redondo, Lagarto e Canindé do São Francisco, da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), do Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Petrobrás.

Novas etapas

Após a realização da oficina em Aracaju, oito novos encontros entre agricultores assentados e profissionais da assistência técnica serão realizados no interior de Sergipe.

Os eventos, que irão promover uma análise conjunta das ações executadas e ampliar o debate sobre as novas metas a serem estabelecidas, serão realizados entre os dias 24 de janeiro e 03 de fevereiro, em assentamentos nos municípios de Poço Redondo, Canindé do São Francisco, Simão Dias e Estância.

Ao todo, 2.257 famílias assentadas em todas as regiões de Sergipe são atendidas pelo Contrato 39.000/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário