Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Incêndios no Chile atingem mais de 400 km² de área florestal

Incêndios florestais estão arrasando o Chile, em especial a região do sul do país. Já foram atingidos mais de 400 km², sendo mais afetada a zona de Quillón, segundo informações do Escritório Nacional de Emergências (Onemi).

O ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, divulgou um boletim oficial afirmando que há 20 focos de incêndios ativos. Estes locais estão extremamente vulneráveis, de acordo com o próprio ministro. Uma das localidades mais castigadas foi a região de Biobío, a 500 km ao sul de Santiago, onde 213 km² foram atingidos, tendo quatro focos de incêndio.

As chamas tomaram conta do parque nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena. Assim como em outros locais, ali havia uma combinação de ventos fortes com altas temperaturas.

O incêndio no parque, de quase 2.300 km², começou na última terça-feira (27) e na segunda-feira (2) já havia consumido 12.795 hectares. Para conter as chamas, 753 brigadistas foram mobilizados pelas forças nacionais. Espera-se que nos próximos dias, o parque possa reabrir parcialmente.

De acordo com ministro Hinzpeter, o Brasil auxiliará o país chileno enviando barris de água. "Pedimos ajuda ao Brasil para o envio de um avião que é capaz de transportar uma grande quantidade de água", disse o ministro.

No ultimo sábado (31), o israelense Rotem Singer, de 23 anos, foi acusado de ser o causador do incêndio, supostamente, por agir de forma negligente. O jovem não foi preso, mas caso as suspeitas se confirmem, ele pode pegar de 40 a 60 dias de prisão e uma multa de no máximo US$ 300.

As punições respeitam a legislação atual de proteção às florestas. O caso serviu para que o presidente Sebastian Piñera avaliasse as punições leves em casos como este e anunciasse que haverá modificações na legislação.

De acordo com as autoridades regionais, há suspeitas de que o incêndio tenha iniciado em oito pontos simultaneamente, neste caso poderia se confirmar a hipótese de que o acidente tenha sido intencional. A Agência France-Press, que apurou as informações, não explicou o motivo que levou o jovem israelense a ser o principal suspeito. Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário