Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Festival de Carimbó de Marapanim começa nesta sexta-feira (20)

Começa nesta sexta-feira (20) a edição especial do Festival de Carimbó de Marapanim, “O canto mágico da Amazônia”. O evento, que acontece até domingo (22), na Praça da Bandeira, terá como atrações grupos de carimbó da região, festival gastronômico, concurso de beleza e de melhor coreografia e homenagem a personalidades do carimbó. O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, entregará durante o evento certificados aos concluintes de oficinas de arte-educação.

Conhecida como capital mundial do carimbó, Marapanim abriga mais de 40 grupos dedicados ao ritmo. Um exemplo da força da tradição no município é Tainá Gomes, que, aos 13 anos, declara-se apaixonada pela dança. “Amo dançar. Consigo expressar toda a minha alegria quando danço e isso é muito importante para mim”, explica a jovem, que faz parte do grupo Uirapuru, um dos mais tradicionais de Marapanim.

O Festival de Carimbó de Marapanim acontece desde 2004, numa idealização da Associação Amapaniense de Multiplicadores do Turismo (Amatur). Ranilson Trindade, um apaixonado pelo carimbó e por seu município, é um dos idealizares do evento. “Nunca fiz uma composição, não sou mestre, não toco muito bem, mas tenho o carimbó em meu coração e luto para que ele sobreviva em nossas raízes culturais, passe de geração a geração”, diz.

Ele recorda que a primeira vez que Marapanim apresentou um grupo organizado de carimbó fora das fronteiras da cidade foi em 1950. “Eu tinha 11 anos de idade e uma família em Belém me abordou no Centro Cultural Brasil Estados Unidos. Queria uma apresentação especial para o cônsul americano da época, o ‘Mister Colman’. Organizei a ida do grupo e dancei com eles”, relembra Ranilson, emocionado com a missão que recebeu ainda menino.

Uma pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Pará, feita em 2006 sobre a geração de renda e emprego resultantes do festival, constatou que, somente nos três dias do evento, ano passado, R$ 800 mil foram gerados, com a criação de 700 empregos diretos e quatro mil indiretos. O objetivo da Paratur, ao investir no fomento, fortalecimento e divulgação do evento, é incrementar ainda mais esse resultado no município.

Nesta edição especial do Festival de Carimbó de Marapanim haverá ainda homenagem a Mestre Bento. Discípulo de Mestre Lucindo, um dos grandes imortalizadores do carimbó na cidade, Bento Trindade Alves é um dos principais defensores para que o carimbó se torne Patrimônio Cultural Imaterial do Povo Brasileiro. O músico foi o fundador do grupo Raízes da Terra há 17 anos no município e é autor de mais de 50 composições de carimbó, que expressam a espontaneidade e criatividade do homem do Pará.

Qualificação – Durante o evento acontecerá a entrega de certificados aos concluintes das oficinas de arte-educação oferecidas pela Paratur. Em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP), foram ofertadas as oficinas de Introdução à Linguagem Audiovisual, que aconteceram em duas etapas, e de moda Veste Carimbó. A oficina de fotografia “informação visual com ênfase em turismo” foi fruto de parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet).

A Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares do Pará (Abrasel) é parceira na oficina de gastronomia regional, que em Marapanim tem como carro-chefe o arroz marapaniense, feito à base de mexilhão e ingredientes locais. Cerca de 40 estudantes de escolas públicas municipais participaram ainda da oficina de percussão e criatividade, aprendendo a construir, assim como os índios um dia fizeram, seus próprios instrumentos musicais, que dão vida ao carimbó. Cerca de 100 pessoas foram beneficiadas com as cinco modalidades de qualificação ofertadas pela Paratur.

O funcionário público Ranildo Tavares, 42 anos, que participou da oficina de fotografia, elogiou a iniciativa. "É uma oportunidade para que as pessoas daqui se capacitem", disse, lembrando que atividades como essa beneficiam os participantes e também todo o município. "Você imaginou o que são dez pessoas replicando para mais outras dez? O nosso município tem muito a ganhar", comentou.

Jean Barros durante muitos anos foi guia de turismo de Marapanim. Apresentava aos turistas o que há de melhor no município. Com o tempo passou a dançarino profissional de carimbó. Em 2006 descobriu que podia ir além, inspirado pelo carimbó, e se apaixonou pela fotografia. “Hoje sou fotógrafo profissional, graças ao apoio de um fotógrafo trazido ao festival pela Paratur”, conta ele, que fez do ritmo, da fotografia e do turismo importantes instrumentos de trabalho, lazer e realização profissional.

Adenauer Góes explica que o Plano Estratégico de Turismo destaca que cultura e natureza são os principais insumos do turismo e que, indiscutivelmente, a cultura da música e da dança do carimbó são referências do Pará, particularmente do nordeste do Estado. “Marapanim, Curuçá, Bragança e Salinas representam as expressões maiores nesses segmentos”, reforça. “O Festival de Carimbó de Marapanim é um destes produtos principais, que a Paratur apoia com a finalidade de fortalecer cada vez mais essa cultura e o entendimento dela como um item importante para aquilo que a gente entende como produto turístico paraense”, assevera.

Confira abaixo a programação completa do Festival de Carimbó de Marapanim.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, dia 20

19h – Cortejo do mastro de São Sebastião, do Bairro Novo à Cidade

Carimbó. Em seguida, levantamento do mastro e saudação aos visitantes no palco, com os grupos “Os originais de Marapanim” e “A felicidade não tem idade”;

21h – Prêmio Mestre Lucindo de Música de Carimbó – modalidade livre;

22h – Prêmio Mestre Lucindo de Música de Carimbó – modalidade raiz;

23h – Premiação dos vencedores, com a entrega dos troféus;

23h30 – Festa de Carimbó no Barracão das Tradições com Grupos de Carimbó Raiz;

Diariamente, à noite: Mostra da Gastronomia Marapaniense no Restaurante Principal do evento e nas Barracas de Comidas Típicas; Mostra de Produtos e Serviços

Turísticos, nos Estandes; Mostra do futuro “Memorial Joaquim Amoras Castro”, ícone da cultura marapaniense, na ala dos estandes; Entrevistas dos Mestres de Carimbó e Organizadores a Jornalistas e Visitantes na Secretaria do evento.

Sábado, dia 21

20h – Homenagem oficial ao Mestre Bento da Trindade Alves, do grupo Raízes da Terra, representando o carimbó raiz de Marapanim, com a presença de autoridades, patrocinadores e convidados especiais;

21h – Conclusão das oficinas de arte-educação, com a entrega simbólica dos certificados pela Paratur;

22h – Mostra coreográfica e disputa entre os grupos de carimbó raiz de Marapanim;

23h – Concurso “A mais bela sereia do Festival do Carimbó de Marapanim”;

23h50 – Festa de Carimbó no Barracão das Tradições (lounge Carimbó), com mostra da gastronomia marapaniense no restaurante principal do evento e nas barracas de comidas típicas; mostra de produtos e serviços turísticos, nos estandes; mostra do futuro “Memorial Joaquim Amoras Castro”, ícone da cultura marapaniense, na ala dos estandes; entrevistas dos mestres de carimbó e organizadores a jornalistas e visitantes na secretaria do evento.


Domingo, dia 22

19h30 – Derrubação do mastro de São Sebastião e entrega do estandarte ao grupo que assumirá o próximo mastro; despedida do grupo de idosos “A felicidade não tem idade” acompanhada do grupo “Os originais de Marapanim”, no palco do evento;

20h30 – A renovação do carimbó de Marapanim – mostra de grupo de carimbó mirim e a revelação do flautista de carimbó Douglas França;

21h30 – Mostra “Carimbó de todos os cantos”, com grupos de carimbó de outros municípios do Pará, homenageando a campanha “Carimbó do Pará, Patrimônio Cultural Imaterial do Povo Brasileiro”;

22h30 – Show com convidados especiais;

00h – Festa de Carimbó no Barracão das Tradições (lounge Carimbó).

Nenhum comentário:

Postar um comentário