Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Empresa italiana vai produzir óleo de inajá no Pará

A empresa italiana Etos está montando um empreendimento para produção do óleo alimentar e industrial, a partir do beneficiamento do inajá, produzido na região do Baixo Tocantins. O projeto foi o tema da reunião realizada nesta quarta-feira, 25, na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).

O representante da Etos, Luca Candelari, expôs ao secretário Hildegardo Nunes as bases do projeto que está sendo realizado em Cametá e envolve 5 mil agricultores familiares da Coopamazônia. As máquinas esmagadoras começam a funcionar em março, para teste do processo de debulhamento do fruto.

O projeto será desenvolvido em 65 mil hectares, onde a produção será por meio de manejo sustentável, com preservação das espécies nativas e reflorestamento. Cada família de agricultores receberá R$ 35 mil por ano para cada 10 hectares cedidos ao projeto. Toda a produção de óleo será exportada para a Europa.

O projeto tem o apoio das Universidades Federais do Pará (Ufpa) e Rural da Amazônia (Ufra) e pretende ter a parceria do governo do Estado. O Secretário Hildegardo Nunes se manifestou favorável, mas informou que as Secretarias de Estado de Incentivo à Produção e Indústria e Comércio devem estar envolvidas para fechar o apoio do governo. Na próxima semana o gerente de Produção Vegetal da Sagri, Alexandre Galvão, viaja para Cametá com a finalidade de conhecer a área do projeto e a Coopamazônia. Após a avaliação será marcada nova reunião com as secretarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário