Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Conheça os mitos da eficiência energética

A seguir está uma lista de mitos sobre economia de energia. Às vezes, a premissa básica é verdadeira, mas a economia de energia é muito menor do que as pessoas imaginam. Em outros casos, o mito é baseado em fatores que antes eram verdadeiros, mas foram posteriormente corrigidos através de uma melhor concepção e fabricação dos produtos.

• A eficiência energética e conservação de energia são a mesma coisa. Campanhas de informação bem-intencionados durante as crises do petróleo de 1970 criaram uma grande confusão sobre como economizar energia e ainda sobre como falar de economia de energia. A eficiência energética significa a obtenção de um trabalho feito com menos energia.

• As coisas feitas pelo uso de energia são chamados "serviços de energia", por exemplo, iluminação, conforto ou a conservação de alimentos. A conservação de energia, por outro lado, significa reduzir o nível de serviços. Isso não significa necessariamente sacrifício.

• Os consumidores têm a opção de melhorar a eficiência energética, por exemplo através da compra de aparelhos mais econômicos, ou pela redução nos níveis de serviço; mas reduzir a qualidade de vida não é um pré-requisito para reduzir a demanda de energia.

• A maioria dos aparelhos continuam consumindo energia quando desligados, às vezes mais energia do que quando ligados. Limpar a geladeira economiza energia. Instalação de juntas de espuma em tomadas elétricas irá reduzir significativamente o vazamento de ar. As medições mostraram que menos de 1% da fuga de ar de uma casa vem das tomadas.

• A pequena onda de energia criada quando algum dispositivo está ligado é muito menor do que a energia utilizada pela execução do dispositivo quando ele não é necessário.

• Dados de mercado mostram que há pouca ou nenhuma correlação entre eficiência do refrigerador, por exemplo, e preço de compra. Em alguns casos, a eficiência pode ainda reduzir o custo.

• Aparelhos de aquecimento elétrico reduzem a fatura energética em algumas circunstâncias. Aquecedores de ambiente, são mais econômicos do que sistemas de aquecimento central. No entanto as centrais podem ser mais eficientes se funcionarem a gás.

• A iluminação fluorescente mudou drasticamente nos últimos anos. Por necessitarem de menos energia, as lâmpadas fluorescentes são menos poluidoras e emitem menos gases que agridem a saúde humana. As luzes fluorescentes também contêm pequenas quantidades de mercúrio e deve ser descartadas corretamente. No entanto, a liberação de mercúrio adicional é evitada graças à redução do uso do elemento químico.

• É verdade que usar lâmpadas halógenas consome menos energia que as lâmpadas incandescentes normais. Mas, as halógenas requerem transformadores que podem usar energia extra, mesmo quando a luz está apagada. Elas também podem ser perigosas em caso de incêndio.

• Por outro lado, as luzes fluorescentes compactas são quase três vezes mais eficientes e não apresentam risco de incêndio.

• É verdade que todas, ou quase toda, a energia elétrica que entra em um aquecedor elétrico são transformados em calor útil. No entanto, a produção de eletricidade é um processo ineficiente. É por isso que a eletricidade é muito mais cara para o consumidor do que os combustíveis diretos, como carvão e gás natural.

Com informações do CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário