Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Como garantir emprego antes mesmo de se formar

Terminar a faculdade com um emprego à espera proporciona ao recém-formado não apenas tranquilidade financeira, mas também possibilidade de ganhar experiência mais rapidamente com um ingresso imediato no mercado de trabalho. Se o estágio oferece chance de efetivação, aqueles que já estão adaptados à equipe e possuem experiência com o trabalho desenvolvido têm grandes chances de conseguirem um emprego, caso a empresa tenha vagas disponíveis.

Estagiários com interesse na contratação devem observar o processo pelo qual funcionários da empresa com a mesma experiência passaram. “É importante que o estagiário peça feedback para o seu superior e, a partir disso, avalie o nível de influência do retorno na possível efetivação. Outro ponto relevante é estar atento às características da vaga em aberto que pretende ocupar e o objetivo disso”.

Lutar por uma vaga de emprego que está aberta representa não somente concorrer com outros estagiários que possuem o mesmo objetivo, como também com profissionais com experiência no mercado, mas que estão desempregados. Por isso mesmo, ter chances de ser contratado exige esforço e dedicação. “Os chefes observam principalmente se o estagiário é proativo, tem interesse em assuntos variados e a maneira como ele se comporta diante de problemas que aparecem no dia a dia. Além disso, pontualidade, objetividade, segurança, capacidade de aprendizado e foco são as características que mais valorizam o estagiário”. 

Se o chefe já percebeu que o estagiário está pronto para a efetivação, o ideal, é avaliar o nível de responsabilidade que será dado ao jovem. “O papel do chefe, que poderá acabar sendo o mentor deste futuro profissional, é ter a consciência de que o profissional não está pronto e, por isso, precisará de muita ajuda principalmente no primeiro momento”, aconselham os especialistas.

Feedback do chefe

Para quem pensa que pode ser desvantajoso para a empresa contratar um estagiário que não tem tanta experiência quanto um profissional já que já passou por várias empresas, se engana. Ao contratar um estagiário, a empresa tem a oportunidade de moldá-lo de acordo com o seu perfil. Entretanto, o diretor reconhece que a formação dos estagiários demanda tempo e treinamento, já que eles ainda são imaturos profissionalmente. 

Em empresa onde é feita uma avaliação no dia a dia dos estagiários referente aos projetos desenvolvidos. “Elogiamos quando eles merecem e damos aqueles toques e correções de rumo quando algo precisa ser mudado. Além disso, observamos sempre a postura, a motivação e a desenvoltura técnica dos estagiários”. A cada seis meses, é feita uma reunião formal de feedback dos gestores para os estagiários. 

Vale lembrar que, mesmo com competência e potencial para o trabalho, o estagiário pode não ser contratado por falta de vagas na empresa. Neste caso, o jovem que acaba de sair da faculdade e não possui emprego elabore suas metas e objetivos e avalie o que precisa fazer para alcançar o objetivo de sua carreira. “Peça ajuda a um profissional qualificado para dar direcionamento. Prepare-se e insista. Não desista jamais, pois o não de agora poderá representar o sim logo mais”, recomendam os expertes.

Dicas para quem quer ser efetivado

- Tenha um objetivo bem definido;

- Conheça a empresa e o departamento no qual pretende trabalhar, ou seja, avalie a visão, valores e princípios desta para ver se são compatíveis com o seu;

- Seja proativo, dê soluções e novas ideias; 

- Conclua suas atividades e, depois disso, pergunte se você pode ajudar em mais alguma coisa;

- Veja o que te atrai nos trabalhos da empresa e comece a direcionar os seus interesses para o mesmo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário