Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Brasil economiza “uma São Paulo” de energia em menos de três anos

314218-PW-DStarMiniTwistT3-deDe acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), desde março de 2008 até o final do ano passado, o Brasil conseguiu economizar 2,06 milhões de MWh/ano (megawatthora/ano), o suficiente para abastecer uma cidade como São Paulo por um mês. Se forem considerados os dados de último leilão de energia, realizado no final de 2011, isso representa uma economia total de aproximadamente R$ 210 milhões aos cofres nacionais.

Estes dados são derivados de atitudes mais responsáveis com relação a energia por parte da população brasileira, como a utilização de lâmpadas economizadoras. Ao todo, foram distribuídos 19.619.818 modelos novos, como LampLEDs, fluorescentes tubulares e compactas, que tomaram o lugar das tradicionais incandescentes, tecnologia que deixará o mercado até 2016.


Apenas dentre as fluorescentes compactas, mais de 16 milhões de unidades foram colocadas em distribuição no Brasil, o que trouxe grandes resultados para a população. A instalação deste produto representa um consumo 80% menor quando em comparação às opções tradicionais, sem contar que a sua vida mediana é 8 vezes maior. Se for feita uma comparação simples, pode-se afirmar que a substituição de uma incandescente de 100W (com preço médio de R$ 1,15) por uma fluorescente de 23W (de aproximadamente R$ 7,50), considerando que ambas fiquem acesas 2,7 horas por dia, trará um retorno financeiro visível em pouco menos de três meses (vide gráfico de payback).

cid:image004.jpg@01CC9E26.27CAF4E0

Isto prova o quanto a utilização de soluções que tenham como foco a economia de energia traz resultados concretos, tanto financeiramente, quanto para o bem-estar do nosso planeta. Salvar “um mês de energia de São Paulo” em apenas três anos não é pouco, mas também é um resultado alcançável e que pode ser otimizado ainda mais se optarmos pelas soluções corretas.

Marcos Ellert é engenheiro eletrônico graduado na Escola de Engenharia Mauá (SP), com MBA Executivo pela ESPM (SP) e especialização em gestão de negócios pela Universidade de Cornell (NY/USA). Profissional da OSRAM há 11 anos, já atuou em diferentes áreas, como Produtos e Vendas. Atualmente é gerente de Marketing da OSRAM do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário