Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bolsa Universidade registra mais de 61 mil inscrições

Mais de 61 mil candidatos fizeram a inscrição on line para participar do Processo Seletivo 2012 do Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus. O número é considerado recorde pela Fundação Municipal de Inclusão Socioeducacional (FMDS), que coordena o programa.

Bolsa Universidade registra mais de 61 mil inscriçõesAs inscrições que encerrariam às 16h, foram prorrogadas até às 22h da última terça-feira (24). O PBU está oferecendo 23.326 vagas para cursos de nível superior nas áreas de Humanas, Exatas e Saúde, para as faculdades Dom Bosco, Esbam, Fametro, Uninorte, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Nilton Lins, Ciesa e Boas Novas.

O número de inscritos no ano passado foi de 51.198 pessoas. Este é o quarto processo seletivo do Programa Bolsa Universidade que foi criado pelo prefeito Amazonino Mendes, em 2009. As vagas do PBU destinam-se a pessoas de baixa renda que não têm condições de custear seus estudos, em instituições particulares de ensino superior, estabelecidas na cidade de Manaus.

“A etapa de inscrição eletrônica do Processo Seletivo 2012, transcorreu de forma tranquila”, avaliou Rony Siqueira. Segundo ele, esse sucesso foi possível com o suporte oferecido aos candidatos. A facilidade de acesso à internet, através da parceria com 60 lan houses, localizadas em diversos bairros da cidade, o apoio dos bolsistas que participaram de contrapartida orientando os candidatos nas lan houses – além do atendimento através do telefone 0800-092-6355 e do PBU Portas Abertas, ação que ocorreu aos sábados, na sede da FMDS foram alguns desses fatores.

De acordo com os registros da FMDS, 51.251 inscrições são de candidatos ingressantes no ensino superior. “Essa é uma peculiaridade do processo seletivo deste ano, 83% dos inscritos concorrem a bolsas de estudo para o primeiro período do ensino superior”, disse Rony.

É o caso de Jailson Marques, para quem o Bolsa Universidade é a chance de entrar no ensino superior. Casado e pai de três filhos, afirma não ter condições de pagar o curso de engenharia eletrônica, o equivalente a R$ 773,00. “O que eu ganho não dá pra sustentar toda a família e ainda pagar a faculdade. Mas agora, com essa oportunidade, eu espero conseguir realizar um desejo antigo da minha mãe: ter um filho formado”, apostou.

Outro detalhe interessante apontado pelo presidente da FMDS é que 70% dos bolsistas do PBU são mulheres. Uma delas, Denilze Souza (42), após 21 anos sem estudar, Denilze Souza, 42, decidiu voltar à sala de aula e realizar o sonho de se formar em Direito. Para isso, se matriculou no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA), concluiu e agora se prepara para encarar uma nova etapa: o ensino superior. “Eu decidi voltar a estudar porque eu sentia vergonha de mim mesma. Eu vi meus filhos crescendo, começando a falar bonito e eu, mal sabia ler. No interior onde nasci tudo era muito difícil e mesmo sabendo que ainda vou enfrentar muitas dificuldades, creio que vou realizar o meu sonho”, disse.

Recebimento de documentação

Nesta quinta-feira (25), teve início a fase de recebimento de documentos que ocorrerá até o dia 07 de fevereiro, nas instituições de Ensino Superior (IES). Os documentos devem ser entregues em cópias legíveis, de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 17h.

São necessárias cópias dos documentos dos candidatos e dos membros da família, residentes na mesma casa.

Relação de documentos:

a) CPF - para todos os membros da família maiores de idade;

b) RG - para todos os membros da família maiores de idade;

c) Certidão de Nascimento – para todos os membros da família menores de idade;

d) Declaração de Renda Familiar - a declaração será emitida no ato da inscrição via internet com a informação de renda de todos os membros da família;

e) Comprovante de Renda - para os candidatos e familiares que possuem vínculo empregatício (contracheque, holerites);

f) Declaração de Renda de Autônomo – para os candidatos e membros da família que desempenham alguma atividade autônoma, sem vínculo empregatício. A declaração será emitida no ato da inscrição via internet;

g) Comprovante de Residência - conta de água, luz, telefone ou contrato de aluguel atualizado (válido somente dos três últimos meses). O endereço deve ser igual ao informado no sistema;

h) Para estudantes de primeiro período, comprovante de aprovação em vestibular para o período letivo de 2012/1;

i) Para estudantes que irão cursar a partir do segundo período em 2012/1, declaração ou outro documento atualizado que comprove vínculo com a Faculdade, com as devidas informações acadêmicas;

j) Laudo Médico para Pessoa com Deficiência, com o CID (código internacional da doença), se for o caso, emitido por Junta Médica Oficial – original ou cópia autenticada

Unidades de recebimento de documentos

01 - CIESA - Rua Pedro Dias Leme nº203 – Flores

02 - DOM BOSCO - Rua Epaminondas nº57 - Centro

03 – ESBAM - Rua São Luís, 441 - Adrianópolis

04 – FAMETRO - UNIDADE I - Av. Constantino Nery, 3000 – Chapada

05 - FUCAPI - Av. Governador Danilo de Matos Areosa – 381 - Distrito Industrial

06 – IAES - Rua Maceió nº861 - Vieiralves

07 - LITERATUS - Av. Constantino Nery – Chapada.

08 - LA SALLE - Av. Dom Pedro I, nº 151 - Dom Pedro

09 - MATERDEI - Rua Leonardo Malcher nº1167 - Centro

10 - MARTHA FALCÃO - Rua Recife nº300 - Adrianópolis

11 - NILTON LINS (Unicenter) - Av. Professor Nilton Lins, 3259 – Parque das Laranjeiras – Flores

12 – UNINORTE (Espaço Cultural Luso) - Rua Tapajós, Nº 49 - Centro

13 - BOAS NOVAS Av. General Rodrigo Otávio Nº 1655 – Japiim

Critérios de Classificação

Os candidatos serão classificados obedecendo à seguinte ordem de prioridade: menor renda familiar; maior média no sistema de admissão da instituição, quando se tratar de primeiro período do curso, ou maior coeficiente acumulado nos períodos já cursados.

Os critérios de desempate serão aplicados entre os candidatos que concorrerem à mesma vaga disponibilizada pelas instituições de ensino, curso e turno, segundo a ordem preferencial: que integre a família mais numerosa; o mais velho; e que tenha cursado o ensino médio em escola pública.

A lista de candidatos classificados no Processo Seletivo 2012 do PBU será divulgada no dia 10 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário