Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Apple prevê uso de hidrogênio para abastecer computadores

A Apple está em busca de opções energéticas mais eficientes para seus computadores. Uma das preferências e alvo dos estudos da empresa norte-americana é a troca das baterias comuns dos laptops por modelos movidos a hidrogênio.

A companhia já detém as patentes “sistema de célula de combustível para alimentar um dispositivo de computação portátil” e “sistema de célula combustível acoplado a um dispositivo de computação portátil”, registradas nos Estados Unidos. Segundo a Apple, além de tornar os equipamentos mais limpos, pela eficiência energética proporcionada pela tecnologia, os computadores também seriam mais finos e mais leves.

Um dos motivos que levou a gigante da informática a buscar tecnologias alternativas para a energia é a constante dependência dos EUA por combustíveis fósseis que, em grande parte, são provenientes de países do oriente médio. Outro problema é a exposição do litoral estadunidense, causada pela exploração de petróleo.

Diante deste desafio a Apple tem estudado a utilização de células de combustível para alimentar dispositivos eletrônicos portáteis por dias ou até semanas. Mesmo assim, a empresa deixa claro que é um desafio conseguir criar e implantar estes sistemas.

A solução apresentada pela companhia é um sistema de célula de combustível que pode fornecer e também receber energia de uma bateria recarregável, acoplada ao MacBook. “Isso elimina a necessidade de uma bateria volumosa e pesada no sistema de célula de combustível, que pode reduzir significativamente o tamanho, peso e custo do sistema”, informa a apresentação da Apple. Com informações do AppleInsider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário