Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 10 de dezembro de 2011

UFRA realiza I Grito das Águas Pará

O Brasil está entre os países com maior potencial para pesca e aquicultura, com seus 4,3 Km² de zona econômica exclusiva para pesca costeira e outras atividades aquícolas, com 13,7% de toda água doce do mundo, com 5 milhões de hectares em lâmina d’água em reservatórios, destaca- se a alta diversidade de espécies nativas de alto valor comercial, além da alta produção de insumos e mercado consumidor de 200 milhões de habitantes. No que diz respeito ao mercado mundial, dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO informa um déficit de produção de pescado de 25 milhões de toneladas por ano.O Brasil poderia participar com 10 milhões de toneladas, além de possuir potencial para 20 milhões de toneladas/ano. 

O Pará lidera a produção pesqueira nacional. No entanto, metade do volume produzido pelo Pará está baseada em números estimativos e referem-se à pesca de subsistência, na modalidade artesanal, difícil de ser contabilizada. Comprovadamente, o Estado possui apenas 100 mil toneladas, resultante, em quase sua totalidade, da pesca industrial. 

Neste contexto a Central de Colônias da Bacia Hidrográfica do Araguaia Tocantins – CECOAT, o Movimento dos Pescadores do Estado do Pará – MOPEPA, a Federação das Associações, Sindicatos e Cooperativas do Estado do Pará – FAPA e todo setor pesqueiro paraense realizarão nos dias 12 a 16 de dezembro de 2011, O I GRITO DAS ÁGUAS PARÁ - Seminário Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Aqüicultura que reunirá técnicos, pesquisadores, produtores, pescadores, além de entidades públicas e privadas envolvidas no setor pesqueiro e aqüicola, visando à divulgação de tecnologias, ações e programas governamentais, novas tendências de pesquisa e debates sobre o cenário atual da pesca e da aqüicultura no estado do Pará. 

O evento acontecerá na Universidade Federal Rural da Amazônia -UFRA e contará com a participação de palestrantes de grande destaque na comunidade científica, governamental, institucional e do movimento social organizado, que refletirão os temas mais variados no que se refere à pratica, às políticas e à elaboração teórica em temos de aquicultura e da pesca artesanal e industrial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário