Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Toyota e BMW firmam parceria por tecnologias sustentáveis

A Toyota e a BMW firmaram parceria, na última semana, para investir em tecnologia sustentável. As duas montadoras farão pesquisas sobre baterias de íon-lítio e a partir de 2014 a BMW vai fornecer motores 1.6 e 2.0 a diesel para a companhia japonesa.

O acordo das empresas, iniciado em abril, pode ser estendido para outros projetos. Por enquanto, esta junção contribui para diminuir os custos em desenvolvimento de pesquisas e estudos em relação à economia de combustível no mundo.
Atualmente, exige-se que as montadoras atendam às normas ambientais e para isso ser feito é preciso muito investimento. Foi neste ponto que as corporações perceberam a oportunidade de unir forças. "Fundamentalmente somos duas companhias de engenharia. Então, em muitos aspectos concluímos que falamos a mesma língua", afirmou o presidente-executivo da Toyota na Europa, Didier Leroy.

Nem sempre essas parcerias têm resultado positivo. Há dois anos fracassou a tentativa de união entre a alemã Volkswagen e a japonesa Suzuki. Acredita-se que o motivo seja o choque de culturas. Entretanto, a Toyota e a BMW estão confiantes na parceria. "É interessante ver o que pode ser feito quando a engenharia japonesa encontra a europeia e quando a cooperação de fato funciona", completou Leroy.

A parceria tem claramente mais interesses econômicos do que ambientais, mesmo assim é grande a importância de duas grandes corporações investindo em tecnologias sustentáveis. Ambas investem em automóveis elétricos e híbridos, sendo que a maior parte deles ainda é apenas conceito. Com informações da UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário