Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Seminário na Assembleia Legislativa do Amazonas discute plano para a UEA

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), em parceria com o Fórum Permanente de Educação do Amazonas (FEAM) realizou, nesta tarde de segunda-feira (12), o último “Seminário de Estudo sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Amazonas, no auditório Beth Azize da ALE.

Dentre os participantes, estava o presidente da Comissão Técnica, deputado Sidney Leite (DEM), que afirmou ser o objetivo do seminário a elaboração de propostas para infraesturura, política de atendimento aos estudantes e projeto pedagógico institucional.

“O principal é fortalecer os pólos diante da vocação econômica daquela região. Exemplo, Boca do Acre na área de agropecuária e Zootecnia, Tefé na área de Educação, e Coari com petróleo e gás. Mas que isso não atenda só aquele povo, mas também o Estado na sua política de inclusão que a universidade já tem. Pra isso, precisamos ter concurso para mais professores, ampliar e equipar a estrutura física da UEA. Como isso é um plano pra 5 anos, estamos lançando esse desafio”, disse.

Segundo o presidente, o fortalecimento dos pólos da UEA do interior do Amazonas é uma forma de criar oportunidades de estudo e de trabalho, a fim garantir qualidade de vida para quem mora nessas localidades.

“Tem muitos cursos oferecidos pelas instituições de nível superior em que não há demanda no mercado de trabalho, e muitas áreas que ainda não possuem graduação no Amazonas. Nosso único modelo econômico é o Distrito Industrial, por isso, queremos que a UEA desempenhe seu papel social, econômico e de fortalecimento da atividade econômica do Estado”.

Temas como a organização didático-pedagógica da instituição, políticas de ensino, acompanhamento dos egressos na universidade, infraestrutura dos laboratórios e bibliotecas, e política de atendimento aos discentes estavam inclusos da pauta do Seminário e serão discutidos ao longo do ano de 2012, pela reitoria da UEA.

Para 2012, a Universidade do Estado terá o um orçamento de R$ 284 milhões para investimento. Apesar de o valor ainda em trâmite na ALE, a pró-reitora de planejamento da UEA, Rosineide Roldão, declarou que tal orçamento é confortável e será gasto de forma racional.

Rosineide afirmou, ainda, que o ano seguinte será de consolidação e levantamento. “Iremos trabalhar na contratação de novos professores, através de concurso; na capacitação de nossos profissionais técnicos e docentes; reformar as unidades no que diz respeito à laboratório e biblioteca, além de outras prioriades”.

Outro tema que será debatido em 2012 serão as cotas que a UEA oferece. De acordo com o reitor da Universidade do Estado, José Aldemir, dos 800 alunos do interior que ingressam, através de cotas, nos curso de saúde na UEA de Manaus, apenas 100 retornam a sua cidade. Para o deputado Sidney, as cotas são um “mal necessário”.

“A cota é uma estratégia de inclusão e é temporária. O que falta dos alunos é o compromisso de retorno. Temos que debater muito esse tema, porque o aluno que egressa através da cota precisa interiorizar suas ações, contribuindo com o Estado. Mas essa é uma questão que precisa ser aberta pra discussão”, esclareceu.

O presidente acrescenta ainda que as demandas e propostas já apresentadas pela população do interior e da capital do Amazonas, durante as audiências públicas realizadas pela Comissão de Educação em 2011, subsidiaram o posicionamento e as contribuições dos parlamentares.

Segundo a vice-presidente da FEAM, Ruth Preste, as discussões sobre as questões relativas às instituições de ensino superior do Estado não terminará no fórum.

“A UEA é a grande formadora de profissionais do Amazonas e esses assuntos são importantíssimos para melhorarmos essa formação. Por isso, todos os temas serão amplamente discutidos. Com certeza, quem tem a ganhar é a população do Estado do Amazonas”, concluiu.

Fonte: Portal D 24 Am

Nenhum comentário:

Postar um comentário