Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sagri entrega veículos para agricultores familiares

A Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), entregou 32 veículos, incluindo caminhões, caminhonetes, microônibus, vans, motos e barcos para cooperativas, sindicatos de trabalhadores rurais, associações de produtores e Colegiados de Desenvolvimento Territorial (Codeter) de 16 municípios. Os veículos beneficiarão diretamente cerca de três mil pessoas ligadas à agricultura familiar e cinco mil indiretamente.

Ao assinar o termo de cessão de uso dos veículos, o secretário Hildegardo Nunes agradeceu a confiança do MDA, que mostra que, “quando se tem maturidade política, independente de diferenças partidárias conseguimos avançar e o resultado são benefícios concretos para a agricultura familiar”. Ele pediu aos responsáveis que cuidem dos veículos “como filho” porque é dinheiro público.

O delegado federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Cunha, destacou o acerto da política dos territórios, do Governo Federal e elogiou “o desprendimento e o espírito público da Sagri” que possibilitou a parceria e a entrega dos veículos aos agricultores. E prometeu mais realizações para 2012.

“Vai ajudar muito. Esse veículo vai atender as nossas necessidades e de outros municípios”, afirmou Roseli Alves Dias, presidente da Casa Familiar Rural de São Félix do Xingu, que recebeu um microônibus e que atende 15 municípios. O secretário da Cooperativa dos Fruticultores de Abaetetuba (Cofruta) que reúne 138 produtores, principalmente de açaí, Josenildo Silva, disse que “é uma ajuda e tanto. A cooperativa não tem veículo e isso vai facilitar bastante a nossa vida”. O prefeito de Santa Maria das Barreiras, Odacir Dal Santo, lembrou que o ônibus vai ajudar muito os agricultores que dependiam do ônibus escolar da prefeitura e “agora vão ter o seu próprio transporte”.

O repasse dos veículos foi feito em convênio com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Caixa Econômica Federal. O investimento é de R$ 1.300.307,79, sendo que a contrapartida do Governo do Estado foi de R$ 130.030,17. Os veículos serão utilizados para o transporte de jovens filhos de produtores rurais que praticam a agricultura familiar e que frequentam as Casas Familiares Rurais (CFR) e Escola Família Agrícola (EFA). Servirão também para o transporte da produção para os centros consumidores, fortalecimento dos Codeter’s e ajudarão na assistência técnica aos produtores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário