Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Propaganda gratuita sobre Plebiscito do Pará termina nesta quarta

Termina nesta quarta-feira (7) a propaganda gratuita no rádio e na televisão sobre o Plebiscito do Pará, que acontece no domingo (11). Até esta data, o horário foi utilizado pelas frentes contrárias e favoráveis à divisão do Estado do Pará para a eventual criação de duas novas unidades da Federação: Tapajós e Carajás.

A propaganda gratuita teve início no dia 11 de novembro e foi transmitida pelas emissoras de rádio, inclusive as comunitárias, por emissoras de televisão e pelos canais por assinatura sob a responsabilidade das câmaras municipais. A propaganda, restrita ao Estado do Pará, foi veiculada em blocos, com duração de dez minutos cada um. No rádio, ela foi transmitida às 7h e às 12h. Na televisão a propaganda foi ao ar às 13h e às 20h30, sempre pelo horário de Brasília (DF).

Todos os blocos da propaganda gratuita foram divididos de forma igual entre as frentes favoráveis e contrárias à criação dos Estados do Tapajós e Carajás para a exposição de seus argumentos. Os programas foram veiculados às segundas, terças, quartas, sextas e aos sábados.

As emissoras de rádio e televisão também tiveram de reservar 20 minutos diários, inclusive aos domingos, para as inserções de até 60 segundos, a critério das respectivas frentes. Esse tempo foi distribuído ao longo da programação entre 7h e 1h da manhã. E também foi dividido de forma igualitária entre as quatro frentes.

Intenção de votos

Pesquisa Datafolha mostrou que 58% dos eleitores do Pará são contrários à divisão do estado em três unidades federativas (Pará, Tapajós e Carajás). Sobre a criação de Carajás, 58% se declararam contrários e 33% favoráveis à criação do novo estado – 8% disseram que não sabiam responder. Em relação a Tapajós, também são 58% contrários e 33% favoráveis – 10% responderam que não sabem.

No plebiscito, os eleitores paraenses responderão a duas perguntas: “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?” e “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário