Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Paratur firma parceria com Faculdades para fortelecer o turismo

Na tarde desta segunda-feira, 5, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) assinou, no Auditório Setorial Básico da Universidade Federal do Pará, um protocolo de intenções com as faculdades de Turismo da UFPA, Ipiranga, Fabel e Esamaz. O documento pretende estabelecer uma parceria entre a Paratur e a comunidade acadêmica para elaboração dos inventários turísticos dos municípios do Pará, que são levantamentos com os principais dados nos municípios sobre a atividade. A parceria foi firmada durante a abertura do evento Turismo em Debate, realizado pelo Escritório Modelo vinculado à Faculdade de Turismo da UFPA.

Para o presidente da Paratur, Adenauer Góes, a parceria firmada com as faculdades é muito importante para que o conhecimento gerado nestes locais seja colocado a serviço da atividade turística. “Esta parceria com as entidades de nível superior visa uma estratégia bem definida de termos também a participação destas entidades nos inventários dos municípios”, disse.

A diretora da faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará, professora Silvia Helena, acredita que a inclusão dos alunos na produção dos inventários turísticos vem complementar o ensino oferecido pelas faculdades. “É uma oportunidade única por que vai possibilitar aos alunos a vivência de toda teoria que nós sempre discutimos dentro de sala de aula”, disse a professora Silvia Helena, que vê ainda esta parceria como um forma da universidade contribuir com o estado.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Paratur, que falou sobre o desenvolvimento do turismo no Pará através da conferência "10 anos do Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, o que mudou?". Durante a conferência ele destacou a importância dos alunos para o projeto turístico do estado. “Vocês serão os profissionais que estarão no mercado amanhã” lembrou Adenauer, que falou ainda sobre a trajetória da Companhia Paraense de Turismo enquanto ela esteve em sua gestão.

Adenauer destacou ainda os avanços que a atividade turística tem tido no Pará, com o melhoramento da infraestrutura, a possibilidade de criação de uma Secretaria de Estado para o setor e o plano estratégico de turismo do Pará. “Através deste plano e da marca turística do Pará nós conseguimos dá uma identidade visual para o turismo paraense”, explica.

Chegando este ano a sua 7° edição, o Turismo em Debate vem levando discussões importantes para o desenvolvimento do turismo no Pará aos alunos da Universidade Federal do Pará e a comunidade em geral. Este ano o tema do evento são os 25 anos de prática acadêmica do Escritório Modelo de Turismo, EMT.

O EMT é um projeto de extensão desenvolvido há 25 anos pela faculdade de turismo da UFPA e tem conseguido desenvolver a prática profissional com os alunos através da realização de pequenos eventos como o próprio Turismo em Debate. Segundo a Professora Jessica França, coordenadora do Projeto, o Escritório Modelo de Turismo tem agora a perspectiva de atuar em outras vertentes. "A inventariação dos municípios do estado, a formatação de roteiros e a implantação de turismo de base comunitária são algumas das ações que nós estamos mapeando visando algumas parcerias com a Paratur", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário