Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Metrô de Nova Déli recebe certificado da ONU por reduzir poluição

O metrô de Nova Déli (Delhi Metro Rail Corporation - DMRC) foi certificado pela ONU como o primeiro metrô ferroviário no mundo que tem ajudado na redução de gases de efeito estufa (GEE). O comunicado oficial foi feito em setembro.

Segundo a ONU, o metrô tem ajudado na redução dos níveis de poluição na cidade em cerca de 6,3 x 105 toneladas a cada ano, contribuindo assim para mitigar os impactos no aquecimento global.

O modelo foi registrado como um projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da ONU e vai ganhar créditos de carbono para os próximos sete anos. Com o aumento no número de passageiros, o número de créditos também vai aumentar.

"Hoje cerca 1,8 milhão de pessoas viajam no metrô, que é completamente não poluente e amigo do ambiente. Mas, na ausência do metrô, essas pessoas teriam viajado de carros, ônibus, motos e triciclos o que teria resultado em emissão de gases de efeito estufa", disse o comunicado.

A ONU observou que este meio de transporte tem ajudado a cidade a mitigar as emissões de gases nocivos na atmosfera. De acordo com o comunicado, “O órgão das Nações Unidas que administra o MDL sob o Protocolo de Kyoto certificou que o DMRC reduziu as emissões e nenhum outro metrô no mundo poderia receber o crédito de carbono para o acima exposto, devido à exigência muito rigorosa de prova documental conclusiva de redução das emissões".

Todo passageiro que opta por utilizar este meio de transporte em vez de carro e ônibus contribui na redução de emissões, a uma medida aproximada de 100g de CO2 por cada viagem de dez quilômetros e, portanto, torna-se parte na redução do aquecimento global.

Este é o segundo projeto de MDL do metrô de Nova Déli, a ser registrado pelo órgão da ONU nos últimos três anos. O primeiro projeto estava na frenagem regenerativa - uma técnica para reduzir o consumo de energia.Com informações do Delhi Metro Rail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário