Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

IBGE: Ganho de produtividade impulsiona PIB agropecuário

O bom desempenho da agropecuária no terceiro trimestre deste ano, que mostrou alta de 3,2% no PIB ante o segundo trimestre, foi impulsionado por ganhos de produtividade, segundo a gerente da Coordenação de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis.

Entre os destaques de crescimento de produtividade, Rebeca citou três produtos: a mandioca, que mostrou alta de 7,3% na estimativa de produção apurada até outubro, apesar de redução de área plantada de 11,8% este ano; o feijão, que mostrou alta de 6,1% na estimativa de produção, mas foi beneficiado por alta de 5,4% na área plantada deste ano; e a laranja, que teve alta de 3,1% na estimativa de produção para este ano até outubro, mesmo com queda de 9,8% em área plantada. "O clima favorável ajudou na cultura destes três produtos este ano", disse.

Ainda segundo a técnica, estes produtos ajudaram a compensar o impacto negativo de recuos nas produções de trigo, cana-de-açúcar e café na formação do PIB da agropecuária no terceiro trimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário