Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Governo e sociedade definem ações para região do Xingu durante encontro no Pará

Durante essa semana, gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes de movimentos sociais estão reunidos no município de Brasil Novo (PA) para discutir e definir ações e estratégias voltadas à melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde da população que vive na região do Xingu. No encontro, estão sendo discutidas prioridades para a região com o objetivo de minimizar possíveis impactos decorrentes da instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

As ações em discussão são direcionadas a 11 municípios da área de influência direta e indireta da usina: Brasil Novo, Altamira, Anapú, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. Também deverão ser validados e definidos, respectivamente, o Plano de Investimentos Emergencial para o Xingu e a composição da Câmara Técnica da Saúde do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS), que, a partir de 2012, vai coordenar as medidas de promoção e aprimoramento da saúde na região.

Além de representantes do Ministério da Saúde e de movimentos sociais, participam das discussões especialistas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Altamira, da Secretaria de Saúde do Estado do Pará e das secretarias de saúde dos municípios envolvidos.

Dentre as estratégias que serão colocadas em discussão está a publicação de portaria do Ministério da Saúde para o estabelecimento de possíveis novos valores do Piso de Atenção Básica considerando o crescimento populacional da região, previsto no Estudo de Impacto Ambiental da Usina de Belo Monte.

Também serão analisadas medidas como a construção de seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em municípios localizados na área de influência direta de Belo Monte, para a qual se estima um investimento federal de R$1,5 milhão, a instalação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) em Altamira e a implantação das Redes Prioritárias de Atenção à Saúde na região do Xingu.

No período de julho de 2010 a outubro deste ano, o governo federal investiu mais de R$ 35 milhões nos 11 municípios da Região do Xingu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário