Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Especialistas de todo o mundo avaliam, no Brasil, software que calcula emissão de gases

A partir de terça-feira (13), especialistas de diversos países se reúnem no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), para a revisão de um software destinado ao cálculo das emissões de gases causadores do aquecimento global.

O software, segundo Thelma Krug, co-presidente da Força Tarefa do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), vai permitir que cada país elabore seu inventário nacional de gases de efeito estufa, cumprindo, simultaneamente, os compromissos assumidos sob a Convenção do Clima.

O programa, que deve ser lançado no início do próximo ano, também estará disponível para outros usuários, como acadêmicos e compiladores de inventários, e para treinamento. O mecanismo registra as emissões líquidas de gases de efeito estufa resultantes dos setores Energia, Processos Industriais, Tratamento de Resíduos, Agricultura, Florestas e Outros Usos da Terra.

Painel Mundial

O IPCC é o painel da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregado de avaliar a informação científica sobre os efeitos das mudanças climáticas, destacar seus impactos efeitos ambientais e socioeconômicos e traçar estratégias de mitigação. Para elaborar seu quinto relatório, que será publicado entre 2013 e 2014, o IPCC destacou 831 especialistas do mundo todo, sendo 25 representantes do Brasil. Desses, seis são do Inpe.

Participarão do encontro em São José dos Campos cerca de 30 especialistas dos Estados Unidos, China, Índia, Rússia, África do Sul, Tailândia, Indonésia, Zimbábue, Finlândia, Eslováquia, Uruguai, Argentina e Brasil.

O encontro é promovido pela Força Tarefa em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), coordenada pelo Brasil e pelo Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário