Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Colóquio faz inventário da cultura amazônica

Pesquisadores de estudos culturais da Amazônia estiveram presentes ao 3º Colóquio Interartes, ontem, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação teve como objetivo fazer um levantamento dos trabalhos de pesquisa voltados para o estudo das culturas da Amazônia, uma forma de valorização dos modos de vida dos amazônidas. Ao reunir as pesquisas, a expectativa é fazer com que a comunidade acadêmica se volte à população com um olhar que não seja o elitizado, isto é, de cima para baixo, como apenas objetos de estudos.

A doutoranda e professora da UFPA Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues é uma das coordenadoras do evento e defensora desta nova forma de trabalhar na academia. Ela participou da mesa-redonda "Os Estudos Culturais entre Educação, Artes e Antropologia" e ressaltou a importância da união dos pesquisadores que se concentram nos estudos culturais da região, para que haja a possibilidade de ampliar o conhecimento científico específico de uma parte do Brasil, onde há uma diversidade de cultura.

No momento, informa a professora, há em Belém apenas o Grupo de Estudos de Culturais da Amazônia (GECA), formado por 12 pessoas da academia. A partir do colóquio, o que se quer é ampliar, para que juntos desenvolvam estudos e pesquisas na perspectiva de possibilitar à população da Amazônia não só valorização da sua cultura, mas possibilidades de serem respeitados como sujeitos de direito. Além do GECA de Marabá, ela informa que outro grupo de pesquisadores da temática também atua naquele município.

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro(a)!

    Através da campanha Combata a Dengue do Ministério da Saúde, você pode ajudar a acabar de vez com o mosquito Aedes aegypti.
    Seja nosso parceiro e faça parte dessa caminhada que visa mostrar como é simples combater a dengue.
    O Brasil conta com você!
    Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com a gente pelo e-mail comunicacao@saude.gov.br
    Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.combataadengue.com.br
    Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/dengue_MS
    Estamos também no Facebook! Confira: www.facebook.com/minsaude?sk=app_110819375702256


    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir