Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 10 de dezembro de 2011

Barco-escola Samaúma forma novos profissionais no interior do Amazonas

Após dois meses de viagem ao município de Urucará, a 281 Km de Manaus, o barco-escola Samaúma do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AM) concluiu programação de educação profissional na cidade. Cera de 371 alunos foram certificados.

Segundo a Secretária de Educação de Urucará, Maria Jaci Costa, a ação vem contribuindo para a elevação da escolaridade e qualificação da mão de obra dos interioranos.

Embarcação possibilita a qualificação profissional em cidades interioranas (Foto: Divulgação)“Buscamos vários meios para criar uma cultura educacional mais forte, pois queremos ter uma população escolarizada e capacitada profissionalmente. O Senai é nosso parceiro de longos anos e mais uma vez tivemos a satisfação de receber o Samaúma em nossa cidade, transformando alunos em trabalhadores e profissionais qualificados”, destacou Maria Jaci.

De outubro a dezembro foram oferecidos 14 cursos em 20 turmas. O conteúdo foi ministrado pelos instrutores tripulantes do barco. Em 2011, a ação permitiu a certificação de 2.238 alunos, moradores dos municípios de Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Urucurituba e Urucará.

“Foi mais um ano promissor aos alunos do Samaúma, que tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos e habilidades para desenvolver trabalho de qualidade que deve impactar diretamente no aumento da economia familiar”, disse o coordenador do Samaúma, Saulo Ramos.

Segundo o diretor do Senai Amazonas, Aldemurpe Barros, a tripulação do barco percorreu cinco municípios ao longo de 10 meses. Os alunos foram profissionalizados em segmentos considerados importantes na cidade e de potencial econômico nas localidades atendidas.

“A ação do Samaúma é fundamental para o Estado que possui apenas três municípios com população acima de 100 mil habitantes. Com a unidade fluvial, conseguimos tornar estes cidadãos mais independentes financeiramente”, avaliou.

Para o ex-pescador, Márcio Gama, de 38 anos, a história após a sua qualificação em mecânica deixou um legado importante na sua vida. Atualmente ele é dono do próprio negócio e gera emprego para nove pessoas.

“Vi o Samaúma pela primeira vez em 1987, passando próximo onde pescava. Dez anos depois ele voltou a Urucará, porém desta vez larguei a rede e fui buscar conhecimento. Hoje tenho uma oficina de motos, motores a diesel e máquinas pesada”, destacou Márcio Gama.

Samaúma II

No próximo ano, a previsão é que a embarcação percorra seis municípios, contemplando Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos, Manaquiri e Maués.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antônio Silva, em 2012 o Samaúma deve aumentar o número de municípios contemplados passando de cinco para seis. Já existe a previsão de colocar em funcionamento o Samaúma II. O início das atividades deve acontecer no segundo semestre de 2012.

“O Samaúma II vem com novas propostas de levar aos municípios da Amazônia o ensino profissional e a sensibilização do cuidado com o meio ambiente. Vamos dar condições para os alunos se tornarem profissionais autônomos”, declarou Antonio Silva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário