Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes

A Fundação Cultural Palmares (FCP), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), promoveu, no último domingo, 11, em Salvador, a festa de encerramento do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, que contou com a apresentação do Ilê Aiyê, reunindo um público com mais de seis mil pessoas. Com o projeto Ilê Aiyê Convida, o grupo reuniu grandes artistas da música baiana, como Margareth Menezes (foto), Magary Lord e Adão Negro no palco do Anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, na capital baiana.

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo, disse que esse foi o maior evento em comemoração ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes realizado em Salvador pelo Ministério da Cultura, por meio da FCP. “ É a confirmação da identidade nacional com a cultura afro-brasileira”, enfatizou.

Segundo Martvs das Chagas, diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira da FCP, não foi por acaso que a cidade de Salvador foi escolhida como palco dessa grande celebração. “A escolha deve-se à força que a Diáspora Africana exerce no estado e ao reconhecimento da luta e resistência dos blocos afros como Ilê e Olodum para a preservação e enaltecimento da cultura negra no Brasil”, lembrou.

A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu 2011 como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, com o propósito de erradicar a discriminação racial contra o povo africano e seus descendentes. Um dos objetivos também foi promover um maior conhecimento e respeito pela herança cultural diversificada das pessoas de ascendência africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário